O
ex-presidente Lula revitalizou a indústria naval do país, com a criação de um
programa chamado Promef. O programa foi idealizada para dar vida à indústria
naval dormente no Brasil que vinha pesando fortemente sobre a economia. A
situação estava caótica. O Brasil foi perdendo oportunidades de prosperar.
Assim, a criação do Promef e seu sucesso nos anos seguintes tornou-se vital diz
Sergio Machado, ex-presidente, Transpetro.
Havia uma
urgência para renovar toda a frota marítima, com o intuito de estabilizar a
economia brasileira. Na verdade, a média da frota era de 23 anos de idade,
sendo sua maioria com casco simples. Isto significava que estes navios não
poderiam cumprir as normas internacionais de segurança e requisitos ambientais
e, portanto, não poderiam dobrar em águas internacionais. Por esse motivo o
Brasil parou de competir em nível global, enfatiza Sergio Machado. Assim, o
Brasil não teve outra opção senão fretar navios estrangeiros para sua
exportação internacional e importação. Isso criou um déficit anual de US $ 6
bilhões.
Lançar o
Promef foi a decisão mais sensata. Foi minuciosamente pensado e planejado.
Acima de tudo, foi facilitado e apoiado pelos recursos disponíveis no país. O
Brasil tinha áreas onde os estaleiros navais poderiam ser construídas. A
indústria metalúrgica brasileira atendia eficientemente a demanda para o
abastecimento das matérias-primas. Com mão de obra abundante, as chances eram a
favor do Brasil. Os resultados foram extremamente impressionantes. O Promef
causou uma revolução inteira da indústria naval e restabeleceu a sua estatura
na frente global. A Indústria naval brasileira está em um caminho extremamente
prospectivo e devem continuar a ajudar o Brasil a emergir como uma nação mais
forte.
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